Alimentação saudável, agricultura familiar e mercados agroalimentares no semiário foram algumas das temáticas discutidas na defesa de tese de doutorado de César José de Oliveira, orientada pelo Prof. Dr. João Bosco Araújo da Costa. O evento ocorreu na terde desta quinta-feira, 31/03, no auditório do CCHLA, na UFRN, e foi a primeira defesa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais após o retorno presencial da universidade.

Intitulada Uma escolha para o bem-viver: a construção social de mercados agroalimentares, no contexto da Rede Xique Xique, a pesquisa teve a arguição feita presencialmente pelos profs. drs. Joaquim Pinheiro (UFERSA), Emanoel Nunes (UERN) e Irene Paiva (UFRN). Já a profa Dra. Aparecida Ramos participou de forma remota.

Na ocasião, os presentes homenagearam o prof. Dr. Fernando Bastos (in memorian), que era o orientador inicial da pesquisa.

A pesquisa analisou a construção social de mercados imersos, na perspectiva dos agricultores e consumidores, da Rede Xique Xique, no Rio Grande do Norte, tendo como objetivos compreender quais as principais motivações para acessar esse mercado. Além disso, também observou os valores sociais e culturais são acionados por agricultores e consumidores para conferir atribuição de qualidade aos produtos e examinou a questão da confiança entre esses atores.

A tese foi aprovada e em breve ficará disponível no banco de teses da UFRN.