No dia 30 de Março de 2021 ocorreu, virtualmente, a qualificação de doutorado de Allison Haley dos Santos, orientando do Prof. Dr. João Bosco Araújo da Costa no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A banca foi composta pelos professores Dr. Oswaldo Gomes Correa Negrão (UFRN) e Dr. Vanderson Gonçalves Carneiro (UFPB).

O título do trabalho apresentado é “A construção da agenda governamental local de políticas públicas de saúde: atores e interações em municípios do médio-piranhas no estado da Paraíba (2016-2021)”. Allison Santos investiga a construção de agendas governamentais no âmbito municipal, faz uma revisão dos modelos de análise de políticas públicas, realizando um trabalho de campo que inclui entrevistas e a aplicação de formulários.

A qualificação doutoral é um dos estágios da formação discente na pós-graduação stricto senso do Brasil. O doutorando submete sua pesquisa à avaliação de um corpo docente que contribui com críticas e/ou apontamentos sobre o trabalho em diversos aspectos. Após a qualificação o doutorando continua com sua pesquisa até a conclusão, quando apresenta e defende sua tese.

As pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Poder Local, Desenvolvimento e Políticas Públicas (GDPP), se concentram em duas linhas de pesquisa: a) Cultura Política; b) Avaliação e Análise de Políticas Públicas. Os estudos perpassam diversas áreas, como é o caso desse trabalho que se situa nos campos da saúde, da governança e das políticas públicas.

Essas pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas brasileiras são indispensáveis para leitura da realidade social do país em diversas esferas, bem como são utilizadas para fundamentar, entender e efetivar as políticas públicas estrategicamente. Esses estudos contribuem não só com desenvolvimento científico e tecnológico do país, como também com a mudança de realidade social de sua população e com acompanhamento das ações governamentais e da aplicação de recursos públicos.